quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Notícia: Brasil terá meio milhão de novos casos de Câncer


O país terá 489.270 novos casos de câncer em 2010: quase 500 mil. Os cânceres mais comuns em todas as regiões do Brasil serão o de pele não melanoma, próstata e mama feminina. As informações fazem parte da Estimativa 2010: Incidência de Câncer no Brasil, produzida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) uma vez a cada dois anos. A Estimativa é a principal ferramenta de planejamento e gestão da saúde pública na área oncológica. Fornece as informações necessárias para a elaboração das políticas públicas de saúde voltadas para o atendimento da população. A Estimativa do ano de 2010 valerá também para o ano de 2011.
As localizações de câncer que são apresentadas na Estimativa foram selecionadas pela magnitude da mortalidade ou da incidência, assim como aspectos ligados ao custo e a efetividade de programas de prevenção preconizados pelo INCA. A Estimativa revela a incidência (casos novos) dos cânceres mais frequentes entre os brasileiros: próstata, mama feminina, colo de útero, traquéia, brônquio e pulmão, estômago, cólon e reto, cavidade oral, esôfago, leucemias e pele melanoma por região, por estado e por capital.
A Estimativa traz ainda o número de casos novos de câncer de pele do tipo não melanoma, que costuma ser separado dos outros tipos de câncer, por ser uma neoplasia de excelente prognóstico e implicar baixíssimo risco de morte. Os casos de câncer de pele não melanoma são os mais incidentes e somam aproximadamente 114 mil casos novos, o que corresponde a 23% do total de casos de câncer estimados para o ano de 2010.
A metodologia para o cálculo da estimativa tem como base o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, e os Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP). Para a Estimativa, a informação sobre a incidência de câncer foi proveniente de 20 cidades do país.
De acordo com o documento, ocorrerão mais casos de câncer entre mulheres do que em homens - 52% dos casos novos (253 mil) serão registrados em mulheres e 48% (236 mil) em homens.
Sem considerar o câncer de pele não melanoma, nos homens, o câncer de próstata será o tumor mais comum de Norte a Sul do Brasil. O segundo tipo mais frequente de câncer será o de pulmão, seguido de cólon e reto, estômago, cavidade oral, esôfago, leucemias e pele melanoma. Entre as mulheres, os cânceres mais incidentes em todo o Brasil serão: mama, colo de útero, cólon e reto, pulmão, estômago, leucemias, cavidade oral, pele melanoma e esôfago.
Apesar de os estudos mostrarem que os homens adoecem e morrem mais do que as mulheres, na Estimativa 2010 o número de casos novos de câncer é ligeiramente maior em mulheres do que em homens em função da população feminina ser mais numerosa do que a população masculina, especialmente nas faixas etárias mais avançadas
Informação do INCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário